Blog

5 dicas para evitar a inadimplência em consultórios

25/05/2022 | Categoria: Dicas
suporte para consultório odontológico

Pagamentos em atraso prejudicam a saúde financeira da sua clínica. Confira as dicas NetDente para acabar com o problema.

 

A rotina de um dentista é cheia de desafios: além de cuidar da saúde bucal dos pacientes, ele precisa se preocupar com o administrativo e financeiro da clínica. Entretanto, muitas vezes, por conta da correria do dia a dia, o profissional não consegue dar a atenção que alguns aspectos organizacionais necessitam. Entre elas, a inadimplência dos pacientes, um hábito bastante recorrente, infelizmente. 

Em fevereiro de 2022, o Brasil chegou à marca de 65,2 milhões de consumidores inadimplentes, segundo levantamento da Serasa. As dívidas em atraso somam o valor de R$263,4 bilhões. É como se cada cidadão devesse uma média de R$4 mil. Os dados enfatizam a recorrência do problema. Nenhuma empresa está livre, nem mesmo as do segmento de saúde. 

Médicos, psicólogos, fisioterapeutas e dentistas tem um compromisso com a saúde de seus pacientes. Entretanto, é muito importante saber separar responsabilidade com a comunidade e trabalho. Todo profissional, independente da área de atuação, deve receber pelos serviços prestados. Por isso, encare seus pacientes também como clientes. E fique tranquilo, pensar dessa maneira não faz de você um profissional ruim. 

A NetDente separou 5 dicas para te ajudar a prevenir a inadimplência em seu consultório. Olha só: 

 

ANÁLISE DE CRÉDITO 

Conhecer o histórico de pagamentos da pessoa que deseja se tornar paciente é uma boa maneira de prevenir a inadimplência. Para isso, faça uma boa pesquisa, coletando o máximo de informações possível, uma análise detalhada vai te ajudar bastante.  

Hoje já existem sites que auxiliam nesse processo, o SPC SERASA, por exemplo, permite consultar o histórico de pagamentos com base no CPF. A plataforma NetDente também oferece esse tipo de serviço, conheça nossos planos e saiba como eles podem te ajudar.  

 

CONTRATOS BEM ESTRUTURADOS 

Sempre oficialize os combinados entre paciente e clínica por meio de um bom contrato. Nele devem constar prazos e condições de pagamento bem definidos para que pacientes fiquem cientes das obrigações financeiras e se planejem para cumprir. O combinado não sai caro. Além disso, um contrato bem redigido traz segurança também ao paciente, que fica tranquilo sabendo que seu tratamento está assegurado por contrato. Ou seja, bom para os dois lados;  

 

FORMAS DE PAGAMENTO 

Hoje, a maioria dos consultórios oferece opções de pagamento facilitadas, escolha a que te deixa mais seguro do recebimento. Uma excelente opção são os cartões de débito e crédito. Eles aumentam a garantia do recebimento e ainda permitem maior flexibilidade de pagamento ao paciente, que pode, inclusive, dividir o valor para caber melhor no bolso. Com políticas de pagamento bem estruturadas você evita o famoso “fiado” e diminui a inadimplência. 

 

MONITORE OS PAGAMENTOS 

Estar por dentro dos detalhes financeiros da sua empresa é fundamental para o sucesso do negócio. Por isso, independente da correria do dia a dia, busque manter a organização do caixa, registrando entradas e saídas. Atualmente, com ajuda da tecnologia, conseguimos organizar esses dados de forma muito mais simples. O software NetDente é perfeito para isso. Com ele você acompanha o histórico de pagamentos e evita o acumulo de parcelas atrasadas, que aumentam, ainda mais, a inadimplência. 

 

LEMBRETES EDUCADOS  

Caso já tenha aplicado todas essas dicas e mesmo assim ainda hajam pendências, pense em uma estratégia de cobrança. A ideia é entrar em contato para lembrar parcelas em atraso. Para isso, mande mensagens ou ligue educadamente para os clientes informando os valores. Muitos deles esquecem uma parcela ou outra e pagam o que falta quando lembrados.  

Mas atenção, você não deve, em hipótese alguma, importunar o paciente com ligações constrangedoras de hora em hora. Isso, além de manchar a imagem do seu estabelecimento, ainda cria um grande desconforto no cliente.

O aplicativo NetDente é seu aliado quando o assunto é segurança financeira. Conheça nossos planos e saiba como eles podem te ajudar! 

Veja também

25/05/2022

Vai abrir uma clínica odontológica? Leia nossas dicas!

Abrir a própria clínica é o sonho de muitos dentistas, mas tirar a ideia do papel não é tarefa fácil, pois depende de muito esforço e dedicação. Além de todas as preocupações […]

Continue lendo
29/08/2023

Dados que falam: utilizando análises em prol da sua clínica odontológica

Com o nosso sistema de gestão, você pode gerar insights valiosos por meio de análises de dados para embasar decisões que irão aprimorar sua clínica. Ter o sistema de gestão para clínicas […]

Continue lendo
25/05/2022

Software de Gestão Odontológico: como escolher o melhor plano para sua clínica

Tecnologia é aliada em consultórios odontológicos, otimizando resultados. Saiba qual plano NetDente é o mais indicado para sua empresa. A tecnologia vem transformando nossas rotinas, sobretudo, em atividades que antes demandavam muito […]

Continue lendo
Verifique se preencheu todos os campos para entrar em contato por whatsapp
x

Preencha para entrar em contato com a NetDente

Eu aceito receber mensagem da NetDente